Os morcegos são cegos?

Voltar
24 de agosto de 2012 | 1 Comentário

os morcegos são cegos?Morcegos são animais extremamente únicos e importantes no ecossistema. Isso porque seus comportamentos e hábitos são parecidos com os das aves. Até mesmo certas funções do seu corpo lembram as aves.

Por outro lado, são mamíferos. Únicos da classe com a capacidade de voar. Isso faz com que os morcegos possuam características bastante raras, dado que precisam se ajustar para sobreviver do seu modo.

Hábitos noturnos
Os morcegos desenvolveram hábitos noturnos, por ser o melhor momento que encontram para caçar, afinal, apesar de serem animais bastante ágeis, suas presas também são. Há várias espécies de morcegos. Cada uma possui suas peculiaridades em sua alimentação. Umas comem frutos, outras bebem sangue de animais de pequeno porte. Outras ainda caçam pequenos insetos. Essas, em especial, não têm uma tarefa fácil a cumprir: você já reparou na velocidade que os insetos costumam voar?

E, como os morcegos conseguem alcançá-los?
Até pouco tempo, pensávamos que os morcegos não enxergavam e que se locomovessem apenas com seu sentido sônico e seu olfato. Porém, isso não é verdade. Eles possuem uma excelente visão noturna!

Claro que eles usam sim, essas outras habilidades para se guiarem, mas a visão é muito importante par eles.

Existem diversas espécies que enxergam inclusive com dez vezes mais precisão que os seres humanos.

A maioria das espécies de morcegos, porém, enxerga em preto e branco, o que é mais uma possível explicação para que possuam hábitos noturnos: no escuro, enxergar ou não as cores não importa, não é mesmo?

O “radar” que possuem também ajuda
Os morcegos são capazes de sentir, através da chamada “eco localização”, a distância dos objetos e obstáculos que os cercam. Isso porque, eles emitem ondas sonoras que retornam ao entrarem em contato com estes obstáculos, mostrando o caminho a ser seguido com facilidade.

Compartilhe com seus amigos este conteúdo

Comentários:

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. maria clara

    Comentário em 6 de novembro de 2013 as 15:59

    adorei