Morcegos frutíferos: Os morcegos que se alimentam de frutas

Voltar
28 de janeiro de 2013 | 7 Comentários

morcegos frutíferosOs morcegos são animais muito peculiares e envoltos em muitos mitos, lendas e crendices populares. Mitos à parte, os morcegos são os únicos mamíferos no planeta terra capazes de voar.

Uma característica bastante específica dos morcegos é o método usado por eles para sua orientação espacial, a ecolocalização. Por meio dela os morcegos se orientam através de ondas sonoras ultrassônicas. Esse eficiente método é de grande utilidade para o animal, visto que seus hábitos são, em sua grande maioria, noturnos.

Apesar de se valeram da ecolocalização, os morcegos não são animais cegos como muitas pessoas acreditam, eles possuem naturalmente os cinco sentidos (visão, olfato, audição, tato e paladar).

Um fator decisivo na caracterização das espécies de morcegos é o seu tipo de alimentação:

  • Morcegos insetívoros: se alimentam exclusivamente de insetos;
  • Morcegos nectarívoros ou polinívoros: essa espécie de morcego se alimenta de néctar e pólen;
  • Morcegos carnívoros: são os morcegos que se alimentam de rãs, camundongos, pequenas aves e até mesmo de outros morcegos;
  • Morcegos hematófagos: são os famosos morcegos que se alimentam de sangue de animais;
  • Morcegos frugívoros: se alimentam de frutas.

Raposa-voadoraDentre os morcegos frugívoros uma espécie se destaca das demais: as famosas raposas-voadoras. Pertencentes à subordem dos megaquirópteros (classificação que engloba todos os grandes morcegos) as raposas-voadoras se alimentam de frutos e, em algumas espécies, de néctar. Seu hábito alimentar é noturno.

Para encontrar alimento as raposas voadoras se valem dos grandes olhos que possuem e, diferentemente de outros morcegos, as raposas-voadoras não utilizam as ondas ultrassônicas para a sua orientação.

Outra característica desses morcegos é o olfato extremamente apurado que possuem. Além disso, têm dedos bem longos cobertos por uma fina membrana que serve como asa para vôos em busca de alimento.

Compartilhe com seus amigos este conteúdo

Comentários:

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. luciano

    Comentário em 8 de agosto de 2013 as 15:54

    Em minha casa, existem morcegos na área externa, devido a garagem ser de telhado colonial. Estão aparecendo jaboticabas (fruta) com marcas de cortes diversos, nas proximidades da área, estamos preocupados, e queremos saber se podem ser os morcegos que estão levando as frutas, pois o local é de difícil acesso, e a possibilidade de ser uma pessoa é remota. Por favor nos ajudem a desvendar esse mistério.

  2. sampex

    Comentário em 19 de agosto de 2013 as 20:40

    Olá Luciano,

    sim, bem provavelmente são os morcegos.

    Grande abraço e continue acompanhando nosso blog.

  3. Elvecio jose longui

    Comentário em 8 de setembro de 2013 as 13:44

    Tenho uns pés de maracujá na horta e sempre apareciam todos comidos. Quando começa a amadurecer, eles atacam. No entardecer eu olhava e as plantas estavam normais, mas de manhã apareciam mordidas e furadas, então eu vi que eram os morcegos.

  4. Arlete

    Comentário em 20 de setembro de 2013 as 16:49

    Gostaria de espantar os morcegos das minhas jabuticabeiras,o que devo usar que não prejudique as frutas?

  5. Sampex Pragas

    Comentário em 24 de setembro de 2013 as 15:33

    Oi Arlete!
    Os morcegos buscam as árvores frutíferas apenas para se alimentarem. Por se tratar de um animal silvestre, eles são protegidos por lei, então é proibido matá-los. Nesse caso, a dedetizadora utiliza produtos específicos para afastar os animais do ambiente e não matá-los, sem prejudicar também o ambiente a sua volta.
    Obrigado pelo seu contato. Abraços!

  6. Bruno

    Comentário em 26 de março de 2014 as 1:59

    Oi, gostaria de saber em média, quantas gramas de fezes um morcego desse faz por dia. sabe me dizer quais especimes de morcegos frutiferos existem na bahia? obrigado

  7. Larissa

    Comentário em 19 de abril de 2014 as 2:09

    Tenho uma chácara para passar fim de semana, e ultimamente tem um ninho de morcego no alto,pois a casa não tem forro, Oque fazer com eles? Pois tenho medo que ele morda alguém,mesmo sabendo que eles são frutígeros. É verdade que eles causam á raiva. Como posso acabar com eles?

  8. pedro

    Comentário em 1 de julho de 2014 as 21:20

    Que fruta é essa da 1ª imagem.
    Tem um monte delas no meu quintal, mais eu não sei o nome.