Conheça as minhocas californianas

Voltar
6 de novembro de 2012 | 18 Comentários

minhocas californianas As minhocas californianas (Lumbricus rubellus) são conhecidas aqui no Brasil como minhocas vermelhas da Califórnia. Esta espécie é bastante criada nos Estados Unidos, mas também é bastante utilizada na agricultura brasileira, pois se adapta muito bem há várias regiões e climas.

Utilização na agricultura

As minhocas são famosas por sua capacidade de limpar resíduos, pois se alimentam de matérias orgânicas em decomposição como restos de alimentos, frutas, folhas secas, restos de grama e fezes de animais.

Agricultura

Com a minhoca californiana não poderia ser diferente, mas ela tem características especiais, fazendo com que agricultores brasileiros usem esta espécie para ajudar na fertilização do solo. Mas como isso acontece?

Depois de digerir todo o material orgânico, principalmente esterco de vaca, alimento preferido das minhocas vermelhas, elas produzem o húmus, que nada mais é do que as suas fezes, um adubo natural e potente para a plantação já que contém diversos nutrientes importantes para o solo como o nitrogênio.

Elas são muito calmas e não se aprofundam muito no solo, por isso são difíceis de escapar do criadouro. A minhoca californiana também cresce, se desenvolve e dá cria mais rápido do que as outras espécies, além disso, a produção de húmus também é mais rápida do que as demais.

Uma boa isca para a pesca

Há também quem use as minhocas californianas na pescaria, pois podem servir de isca assim como as demais espécies. Por ser vermelha, torna-se uma das favoritas dos pescadores, já que a sua cor forte ajuda a atrair os peixes com mais rapidez, além de ficar viva por muito mais tempo, mesmo depois de colocada no anzol e mergulhada na água.

Compartilhe com seus amigos este conteúdo

Comentários:

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Alcir

    Comentário em 7 de dezembro de 2012 as 23:44

    Gostaria de saber: qual a vida util das minhocas, quanto tempo eles viem e quando começam a se reproduzir etc…

  2. Sampex Pragas

    Comentário em 10 de dezembro de 2012 as 12:05

    Olá Alcir,

    O tempo de vida das minhocas varia conforme a espécie, mas geralmente podem viver de 2 a 16 anos. As espécies Allolobophora longa e Megascolides australis vivem por dez anos, já a da espécie Lumbricus terrestris e a Eisenia fétida vivem apenas 6 anos. Elas começam a se reproduzir de 60 a 90 dias depois do seu nascimento, quando atingem a puberdade.

    Abs.

  3. eurico

    Comentário em 8 de fevereiro de 2013 as 20:10

    desejo comprar minhocas para iniciar uma compostagem como faço?
    aguardo resposta

  4. Sampex Pragas

    Comentário em 13 de fevereiro de 2013 as 15:22

    Olá Eurico,

    Entre nos dois sites abaixo, neles você conseguirá comprar qualquer produto agropecuário, inclusive minhocas. As ofertas ficam separadas por estados e municípios, assim você pode verificar onde é possível adquirir uma perto da sua cidade, mas antes é necessário fazer um cadastro nos sites:

    MF Rural
    http://www.mfrural.com.br/

    Pecuária
    http://www.pecuária.com.br

  5. stefan

    Comentário em 21 de fevereiro de 2013 as 22:32

    eu gostaria de saber quanto tempo demora para as minhocas colocarem ovos e quanto tempo demora para os ovos delas crescerem?

  6. stefan

    Comentário em 21 de fevereiro de 2013 as 22:34

    e queria saber quando as minhocas chegam a sua puberdade

  7. Sampex Pragas

    Comentário em 25 de fevereiro de 2013 as 17:59

    Olá Stefan!

    As minhocas chegam a puberdade cerca de 60 a 90 dias depois do seu nascimento, isso varia de espécie para espécie.

    Abs.

  8. Sampex Pragas

    Comentário em 25 de fevereiro de 2013 as 18:02

    Ola Stefan!!

    Quanto a sua resposta, as minhocas começam a colocar ovos no período da puberdade, que como já mencionamos, acontece depois de 60 a 90 dias do nascimento da minhoca.

    Abs.

  9. Lorivaldo Santos

    Comentário em 23 de abril de 2013 as 11:17

    Bom dia;
    Eu sou técnico em agropecuária e sou funcionário de uma empresa que trabalha com serviços topogáficos e elaboração de projetos agropecuários.
    E gostaria de iniciar uma criação de minhocas na minha propriedade rural como fonte de renda extra. Essa é uma atividade indicada para esse fim?
    Aguardo respostas.
    Atenciosamente,
    Loro

  10. sampex

    Comentário em 23 de abril de 2013 as 12:44

    Bom dia Lorivaldo!
    A criação de minhocas é uma atividade indicada para propriedades rurais sim. Se precisar de ajuda, agende uma visita ao Sebrae para obter mais informações e pesquisar se a sua região tem demanda para tal comércio e verificar o quanto que isso pode ser rentável para você. Boa sorte! Abraços.

  11. Lorivaldo Santos

    Comentário em 23 de abril de 2013 as 15:07

    Obrigado pela informações,
    Gostaria que enviasse as novidades no que diz respeito a essa atividade de minhocultura direto no meu e-mail louro.smendes@gmail.com
    pois estou sempre conectado ao e-mail.
    Abraços Atenciosamente;
    Lorivaldo

  12. Rosaly

    Comentário em 27 de maio de 2013 as 22:23

    Estou com um minhocário e apareceram uns caramujinhos minúsculos, que não sei se são capazes de exterminar as minhocas ou se podem conviver harmonicamente. O que devo fazer??

  13. Sampex Pragas

    Comentário em 29 de maio de 2013 as 12:37

    Olá Rosaly,
    embora os caramujos ajudem na compostagem e não apresentem perigo de extermínio às minhocas, não é aconselhável que um minhocário profissional tenha nenhuma outra forma de vida. A melhor forma é trocar periodicamente a terra adubada e colocar gravetos e folhas para cobrir a área a fim de evitar predadores das minhocas, como os pássaros. Esperamos que seja útil essa informação e continue acompanhando nosso blog! Abraços.

  14. clara Marcondes

    Comentário em 18 de julho de 2013 as 10:06

    Tenho uma chácara e gostaria de obter minhocas vermelhas californianas,para fazer compostagem; Por favor, me informe se voces vendem essa minhoca, qual o preço e se despacham, pois resido em Guaratinguetá/Sp (Vale do Paraiba).

  15. José Rosil

    Comentário em 16 de agosto de 2013 as 19:10

    Estou fazendo um minhocário e vou usar o esterco de porco. Li que esterco de porcos e galinhas tem que fazer um preparo antes. Que preparo seria esse?
    Obrigado.

  16. Sampex Pragas

    Comentário em 24 de setembro de 2013 as 18:40

    Olá Márcio!
    Nós trabalhamos apenas com a prestação de serviços de dedetização. Nesse caso, para a compra de materiais e minhocas para a compostagem, sugerimos que procure por uma loja especializada.
    Continue acompanhando o nosso blog. Abraços!

  17. Luiz Carlos Pereira de |Azevedo

    Comentário em 2 de dezembro de 2013 as 22:59

    Para que possa adquirir as minhocas californianas só comprando?Eu não as consigo em nenhuma escavação?

  18. Marcus

    Comentário em 2 de janeiro de 2014 as 18:29

    Srs(as), vocês conhecem algum fornecedor de minhocas no ES? Vi que em SP varia em torno de R$ 10,00o cento de minhocas, mas aqui o único fornecedor que encontrei está cobrando R$ 35,00 pela mesma quantidade.

  19. Deuseni Felix

    Comentário em 19 de fevereiro de 2014 as 15:09

    Moro em Cuiabá-MT, gostaria de saber se a minhoca californiana e bom para pegar os peixes do pantanal. Caso nao seja gostaria se possivel me orientasse qual a propria.