Doença do pombo: principais doenças que os pombos transmitem

Voltar
16 de novembro de 2012 | 17 Comentários

doença do pomboOs pombos parecem aves inofensivas, mas transmitem diversas doenças para os seres humanos que precisam ficar atentos para não serem contaminados.

Eles vivem em locais onde há restos de alimentos, como sementes e grãos, além de insetos e minhocas. Nas grandes cidades, estão em todos os lugares, já que há uma abundância de lixo, que também serve de alimento para pombos famintos.

A Criptococose é a principal doença transmitida pelos pombos, que contamina as pessoas através da inalação de fungos que estão presentes nas fezes deste animal. Ela ataca o pulmão e pode chegar também ao sistema nervoso central, ocasionando sintomas como dor de cabeça, sonolência e febre. Em alguns casos, pode causar até meningite. Cerca de 30% das pessoas infectadas morrem.

Outra doença comum é a histoplasmose, também transmitida pelos fungos das fezes dos pombos. Ela origina uma micose muito profunda que chega a afetar os órgãos internos do ser humano.

A salmonelose, outra doença ligada aos pombos, apresenta os sintomas de uma intoxicação alimentar, principalmente de carne contaminada. Ela causa diarreia e outras dores abdominais.

Os pombos também podem transportar alguns micro-organismos nas penas. Por causa disso, podem causar dermatites caso entrem em contato com os seres humanos. As dermatites causam muita coceira, infecções e até se transformam em alergias que afetam o sistema respiratório.

A melhor forma de evitar a contaminação de doenças transmitidas pelos pombos é não criar condições para a proliferação da ave perto de residências, não dando alimento e água. Manter forros, calhas e telhas sempre limpos também ajuda muito quando o objetivo é afastar essas aves de sua família.

Jamais entre em contato com pombos sem nenhuma proteção, pois mesmo depois de mortos, eles podem transmitir doenças, causar alergias e contaminar os ambientes.

Compartilhe com seus amigos este conteúdo

Comentários:

Desculpe, o formulário de comentários esta fechado neste momente.

  1. jorge ricardo

    Comentário em 18 de fevereiro de 2013 as 22:34

    minha namorada tem no olhos queria saber qual sao os outros orgao que pode ser contaminados

  2. Sampex Pragas

    Comentário em 19 de fevereiro de 2013 as 12:49

    Olá Jorge!

    Qual das doenças citadas a sua namorada tem? Criptococose, histoplasmose ou salmonelose? Assim como foi informado no texto acima, estas doenças afetam o pulmão, sistema nervoso central e orgãos internos, mas isso depende de da doença.

    Abs.

  3. zenilda

    Comentário em 20 de abril de 2013 as 14:19

    Gente, isso é muito sério. Ontem faleceu um amigo da minha cliente e eu não sei o que fazer na área da minha casa tem esses bichos. Socorro.

  4. Sampex Pragas

    Comentário em 22 de abril de 2013 as 13:22

    É bem sério sim, Zenilda. Se a área pública estiver infestada, você deve ligar para a prefeitura, ou subprefeitura, e registrar a situação para que seja feita uma inspeção e o problema de controle seja resolvido. Não deixe de informar as autoridades. Continue acompanhando nosso blog para mais informações que possam te ajudar viver melhor. Abraços.

  5. dono de gato

    Comentário em 5 de maio de 2013 as 19:20

    De vez em quando meu gato pega rolinhas ou pombos e traz para dentro de casa. Algumas vezes no quarto enquanto estou dormindo. Aí tem penas para todos os lados, algumas vezes sangue. De vez em quando dá para salvar o bicho do gato, mas algumas vezes só acho os restos (penas, uma vez uma pata) depois do gato comer. O gato fica só dentro de casa e é bem alimentado por mim, mas tem uma área de uns 3-4m² onde os pombos/rolinhas ficam e ele pega, geralmente de manhã. Vou ver se consigo colocar uma tela para impedir do gato sair para o espaço aberto ou em volta do espaço aberto para as aves não ficarem no alcance dele. Que tipo de cuidados tenho que ter? Geralmente eu nem toco nas aves, uso algum pano. Depois eu varro as penas, limpo sangue, se houver. Uma vez ou outra tinham umas moscas-chatas, parasitas de pombo, que matei. Hoje eu fiquei com a impressão de que o gato possa ter encostado a ave na minha boca por um instante enquanto eu dormia. Que tipo de precaução médica devo ter? Tomar vacinas que a gente não toma normalmente? Ficar atento a sintomas diferentes para então ir ao médico?

  6. Sampex Pragas

    Comentário em 6 de maio de 2013 as 13:15

    Olá,
    você mesmo deu ótimas opções. Colocar uma tela para previnir que as aves cheguem perto do seu gato seria a melhor escolha. Caso tenha muitos pombos, pode ser um caso de praga urbana e você deve ligar para a prefeitura e prestar uma queixa para que esse problema seja resolvido. Ou contratar uma empresa especializada no controle de pombos. Uma outra alternativa pode ser uma tentativa de ter mais objetos e brinquedos para seu gato se entreter. O gato não está caçando, pois é bem alimentado como você disse, é um esporte, uma brincadeira para ele. Procure algumas dicas com o seu veterinário. Quanto a sua saúde, não é necessária uma vacina específica contra os pombos, porém sempre limpe o local onde seu gato o deixou usando luvas durante todo o processo e envolva-o bem lacrado em um lixo separado. O contato das penas na pele pode causar irritações, procure um médico dermatologista caso elas apareçam. Se o pombo estiver contaminado, ele pode te transmitir as doenças que explicamos nesse post. Procure um médico, explique a situação para que ele possa fazer exames específicos. Normalmente, os sintomas não demoram a aparecer.

    Continue acompanhando nosso blog, abraços!

  7. jandira Maria da Conceicao

    Comentário em 12 de julho de 2013 as 13:03

    Na minha está casa cheio de pombas, deve ter mais de 50 deles. Como eu faço para acabar com esta infestação?

  8. Sampex Pragas

    Comentário em 25 de setembro de 2013 as 18:37

    Olá Jandira!
    Talvez seja a hora de contar com uma ajuda profissional. Você pode contactar a prefeitura da sua cidade ou contratar uma empresa especializada.
    A Sampex conta com procedimentos de alta qualidade e eficiência no controle de pombos e atua na cidade de São Paulo e Grande São Paulo.
    Obrigado pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Abraços!

  9. ELIZABETH CARMO

    Comentário em 9 de dezembro de 2013 as 10:20

    preciso faze um exame p/saber se estou contaminada,pois onde trabalho tem muitos pombos e ficam na janela da minha sala td os dias no compartimento do ar condicionado me diga o nome deste exame e se faço pelo sangue grata.

  10. Vitor

    Comentário em 1 de fevereiro de 2014 as 19:13

    Na minha casa tem bastante pombos no telhado,etc.E quando eu éra pequeno eu pega bastante penas que caia no chão, más eu nao sabia desta doença transmitida pelas penas.Por acaso isso tem alguma coisa a ver com a extrema coceira que tenho hoje em dia ??

  11. Neide Pereira

    Comentário em 7 de fevereiro de 2014 as 9:22

    encontramos um pombo morto dentro da caixa d’água, e não sabíamos da existência dele dentro da água! e ingerimos essa água, qual a orientação q vocês podem nos dar a esse respeito sobre doenças, como fazemos com a limpeza da caixa d’água, ficarei grata com a resposta.

  12. sampex

    Comentário em 7 de fevereiro de 2014 as 16:05

    Olá Neide, a recomendação é a suspensão imediata do consumo desta água contaminada e procurar um serviço médico para relatar o acontecido e realização de exames para verificar a saúde das pessoas que consumiram essa água. Deve ser feita a desinfecção da caixa dágua e para isto você pode contar com os serviços da Sampex basta entrar em contato e solicitar uma visita técnica gratuita. A Sampex agradece seu comentário.

  13. alves

    Comentário em 10 de fevereiro de 2014 as 9:19

    Olá, fui em uma casa abandonada, que tinham pombos nela
    e num certo local, tinha odor meio forte das fezes, quando sai, como podia ter tocado em algo sujo, passei álcool gel nas mãos e agua… mesmo assim estou meio tenso a essas doenças.. o que vcs me dizem? O que devo fazer agora pra evitar qualquer mal?

  14. nubia

    Comentário em 23 de abril de 2014 as 22:08

    Como funciona a vacina para gato contra a doença criptococose?

    existe essa vacina para humanos?

    essa doença tem cura?

  15. Leandro

    Comentário em 27 de maio de 2014 as 12:25

    O que fazer quando um pombo acaba de defecar na cabeça de uma pessoa, ou no braço, por exemplo?

  16. Agnes Prado

    Comentário em 28 de junho de 2014 as 14:34

    Cuido de uma pomba que teve de amputar a asa que estava necrosando há quase um ano. Encontrei ela na rua ferida. Nunca peguei nada dela nem de nenhuma outra.

  17. CAMILA

    Comentário em 9 de setembro de 2014 as 12:17

    EU COLOQUEI A MAO NO COCO DO POMBO, TEM ALGUM PERIGO???

  18. juliana

    Comentário em 18 de outubro de 2014 as 2:00

    Hoje passando na rua um pombo defecou na minha cabeça e só depois de tomar 15 minutos de sol consegui chegar no serviço para poder lavar aonde foi afetado e depois de ter lavado to com dor na cabeca somente onde caiu o coco? Posso já ter pego alguma doença ou é coisa da minha cabeca?