Borboletas brasileiras: as borboletas do Brasil

Voltar
18 de dezembro de 2012 | 3 Comentários

borboletas brasileirasAs borboletas, com exceção de locais como alguns desertos áridos e a Antártida, podem ser encontradas por quase todo o planeta terra. São consideradas animais de sangue frio e têm preferência por regiões de clima quente. É por esta razão que a maioria das espécies de borboletas são encontradas nos trópicos.

Outros fatores determinantes para as borboletas são relativos à sua fonte de alimentação e às condições ambientais da região que venham a habitar. Esses aspectos influenciam diretamente na sua sobrevivência, visto que estes animais podem servir de termômetro com relação à poluição de alguma região.

Por todo o mundo as borboletas são usadas como símbolos para representar a rapidez, inconstância, transformação e um novo começo. No Japão, a borboleta é um emblema da mulher, devido à sua graciosidade.

O Brasil é o quarto lugar do mundo em diversidade de borboletas, com 5.000 espécies cadastradas, sendo uma fauna extremamente importante e exuberante. Por aqui podemos encontrar belíssimas espécies como as borboletas Morpho, de cor azul metálica e a gigantesca Caligo ou borboleta-coruja, com impressionantes 16 cm de envergadura. Na Amazônia, é muito comum quando nuvens de borboletas das espécies Phoebis Philea e Anteos Menippe pintam o céu com as suas cores amarelas e brancas.

morpho

No Brasil também existem espécies de borboletas “venenosas”. Isso porque suas lagartas se alimentam de plantas tóxicas e guardam essas substâncias venenosas em seus corpos, o que faz com que a borboleta adulta seja tóxica. Na verdade, esse procedimento é uma defesa natural contra seus predadores, como alguns pássaros, e as mantém salvas. É o caso das borboletas Monarca, caixão-de-defunto, bicho-de-manacá, dentre outras.

monarca

Devido à crescente urbanização pela qual passa o Brasil, zoólogos listaram um total de 80 espécies de borboletas ameaçadas de extinção em nosso país.

Visto que as borboletas dependem exclusivamente de um habitat natural saudável para o seu desenvolvimento, problemas como poluição, desmatamentos e a expansão da agricultura ajudam a culminar para a extinção de diversas espécies.

Compartilhe com seus amigos este conteúdo

Comentários:

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Clark Coelho

    Comentário em 4 de março de 2013 as 20:48

    Eu fico muito feliz mesmo com toda essa grande riqueza que o nosso país tem e pela sua beleza. As borboletas me encantam, eu até gostaria de saber se seria possível eu receber através do meu email. As mais lindas borboletas, para assim poder fazer as minhas lindas coleções. Fico grato se assim for atendido, atenciosamente, Clark Coelho.

  2. Sampex Pragas

    Comentário em 5 de março de 2013 as 13:37

    Olá Clark!

    O que você gostaria de receber por e-mail? Matérias sobre as borboletas?

    Abs.

  3. Franz

    Comentário em 4 de setembro de 2014 as 17:53

    INFELIZMENTE NÃO DAMOS O DEVIDO VALOR AO NOSSO PATRIMÔNIO GENÉTICO, BORBOLETAS SÃO SEMEADORES DE VIDA, ASSIM COMO OS BESOUROS E AVES