Qual o tempo de vida de uma borboleta?

Voltar
31 de dezembro de 2012 | Sem Comentários

qual o tempo de vida de uma borboleta?Para entendermos quanto tempo vive uma borboleta, precisamos antes compreender como é o ciclo de vida desses extraordinários animais, que se divide em várias fases.

Depois do acasalamento entre as borboletas, a fêmea fecundada sai em busca de uma planta hospedeira para depositar os ovos. Essa planta servirá de alimento para as lagartas. É curioso saber que cada espécie tem uma planta hospedeira específica para o depósito dos ovos.

Após a eclosão dos ovos, as lagartas começam então a se alimentar da planta em que estão hospedadas. Essa fase é muito importante e nesse período as lagartas comem muito, visto que precisam acumular o máximo de energia possível para a próxima fase, da pupa.

Após alguns dias de alimentação intensa, a lagarta então para de comer e se transforma em pupa. As pupas são, na verdade, o endurecimento do corpo da lagarta. É nessa fase que a lagarta vai utilizar toda a energia que acumulou para, finalmente, se transformar em Borboleta.

Após alguns dias, as camadas da pupa se rompem e então as Borboletas nascem. A Borboleta adulta viverá em torno de algumas semanas, variando de espécie para espécie, mais o tempo suficiente para se reproduzirem, o que garantirá o recomeço de todo o ciclo novamente.

De todas as espécies de Borboleta existentes, a que tem um tempo mais longo de vida é a Danaus plexippus ou Borboleta Monarca, cuja existência pode chegar até nove meses.

Borboleta Monarca

Todavia, o tempo de vida das Borboletas pode variar devido à fatores externos, como o local em que vivem e a ação de predadores naturais, como pássaros e outros animais, e do homem e sua intervenção no meio ambiente.

Compartilhe com seus amigos este conteúdo

Comentários:

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. isabela tenani pereira da costa

    Comentário em 25 de fevereiro de 2014 as 13:15

    temos que avisar para quem não sabe que reprodução e acasalamento são a mesma coisa!!!

  2. maria

    Comentário em 23 de março de 2014 as 17:29

    gostei muito d clico d vida da borboleta .